Tech-Ed Brasil 2007

Neste ano, infelizmente, não pude ir a todos os dias do Tech-Ed Brasil (mas já foi melhor que o ano passado, quando não estive presente em nenhum dia). Só pude comparecer na sexta-feira, dia 07 de dezembro, último dia do evento. A seguir, um breve resumo do que assisti:

Deep Dive no ASP.NET: nessa apresentação, Israel Aéce mostrou algumas funcionalidades mais avançadas que estão disponíveis desde o ASP.NET 2.0 e que quase não são abordadas em palestras do assunto (e que poucas pessoas conhecem). Destaque para o Client-Side Callbacks, páginas assíncronas (que apesar de não apresentar diferenças para o usuário final, pode melhorar a performance do lado servidor da aplicação), Control Adapters (que permitem customizar a renderização gerada pelos controles do ASP.NET, semelhante ao CSS Control Adapters), Virtual Path Providers (um mecanismo para armazenar os arquivos e conteúdo de uma aplicação ASP.NET em um repositório diferente do sistema de arquivos, como por exemplo, em um banco de dados) e Substitution Cache (define uma região dentro da área armazenada em cache que deve ser sempre atualizada).

Programando com Microsoft Windows Communication Foundation: não gostei muito desta palestra. Foram apresentados alguns conceitos básicos do WCF e SOA, e como desenvolver um serviço nessa plataforma. O problema é que muito código estava em slides e programação mesmo vimos pouca, apesar do título da palestra. Além disso, parece que essa apresentação era um tipo de segunda parte de uma outra palestra feita na quinta-feira, portanto, eu estava me sentindo um pouco perdido.

Silverlight - Por uma web mais rica: Cezar Guimarães nos deu uma pequena amostra do que já é possível fazer com o Silverlight 1.0 no desenvolvimento de Rich Internet Applications - RIA. Nessa versão, o foco está em multimídia e javascript, muito javascript. Agora as atenções passam a se voltar para a versão 2.0 (antigamente chamada de 1.1), que vai permitir a execução de código .NET no browser do usuário e está prevista para ser lançada em 2008.

ASP.NET AJAX - Otimizando e Estendendo: o objetivo de Fernando Cerqueira foi mostrar os cuidados que devem ser tomados quando desenvolvemos aplicações AJAX no ASP.NET. Não basta simplesmente colocar um UpdatePanel na página e jogar todos os controles dentro dele, afinal, mesmo usando AJAX, as requisições ao servidor continuam sendo feitas por "debaixo dos panos". Assim, o uso de vários UpdatePanels e, em um cenário mais avançado, restringir o tráfego somente aos dados utilizando o formato JSON pode contribuir significativamente para diminuir a quantidade de bytes trocada entre o servidor web e o browser. Para quem não conhece, a ferramenta utilizada para mostrar o que é trafegado entre o browser e o servidor web é o Web Development Helper.

Gostaria de ter assistido a outras paletras, como Internet Information Services 7 para Desenvolvedores e ADO.NET Entity Framework, mas como elas aconteceram na quinta-feira, não foi possível. De qualquer maneira, foi um bom evento, de grande porte, como tem acontecido com os últimos Tech-Eds, no qual, além de poder aprender um pouco mais, podemos reencontrar os amigos.

Comments (2) -

  • Eduardo Costa

    12/11/2007 7:08:21 AM | Reply

    Oi, Ricardo.

    Estamos na mesma situação: também não pude ir ano passado e esse ano fui apenas metade dos dias.

    Embora todo ano eu me prepare com uma certa antecedência, sempre surgi um imprevisto que me impede de ir ou de ir todos os dias. É complicado. Ainda bem que posteriormente disponibilizam as palestras em vídeo. Não é o melhor dos mundos (porque não dá pra tirar dúvidas no final da palestra) mas já é bem melhor do que não ver nada.

    A melhor parte foi realmente poder reencontrar alguns amigos e conhecer pessoalmente algumas pessoas com que me relaciono na web (pena que eu não te vi...).

    Abraço.

  • Ricardo Oneda

    12/11/2007 3:40:58 PM | Reply

    Eduardo,

    eu devia ter avisado aqui no blog que estaria no TechEd. Assim, poderíamos ter nos encontrado...

Loading