PDC 09 - Dia 2

O segundo dia do PDC 09 começou com o keynote de Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows e Windows Live; Scott Guthrie, vice-presidente da plataforma de desenvolvimento .NET; e Kurt DelBene, vice-presidente sênior do grupo de produtividade de negócios do Office. O keynote também já está disponível no site do PDC.

Com relação ao Windows, não houve nenhuma grande divulgação em si. A apresentação de Sinofsky  ficou restrita a como a Microsoft conduziu o desenvolvimento do Windows 7, o que fez com que, até o momento, ele tenha sido muito bem sucedido. O que me chamou atenção foram alguns dados da telemetria coletados durante as versões CTPs e betas do Windows. São números impressionantes, que mostram como as pessoas estão utilizando o sistema, o que permite fornecer subsídios para eventuais mudanças no funcionamento de alguma característica. Para vocês terem uma idéia do nível de detalhe, eles sabem até a quantidade de cliques dados no botão “Iniciar” do Windows. Sugiro que vejam a gravação do vídeo para obter mais informações.

No Office, o principal anúncio foi a liberação, para o público em geral, da versão beta do Office 2010, que pode ser baixado gratuitamente. Também se falou muito sobre o Sharepoint e sua integração com o Visual Studio 2010, e foi possível perceber que esse é um produto que tem crescido muito em importância para a Microsoft.

 

Mas foi na apresentação de Scott Guthrie que foram feitas as divulgações mais impactantes. Se no primeiro dia o assunto dominante foi Windows Azure, podemos dizer que o Silverlight foi o tema do segundo dia. Apesar de só ter dois anos de vida, o Silverlight já se encontra instalado em 45% dos dispositivos conectados a Internet no mundo, segundo a Microsoft. A adoção tem crescido muito rapidamente com vários sites já fazendo uso do mesmo. O lançamento de novas versões também apresenta um ritmo impressionante, pois nesses dois anos partiu-se da versão 1 até o beta da versão 4, divulgado durante o PDC e cujo download já está liberado.

Entre as principais novidades do Silverlight 4, estão o suporte ao uso de webcam e microfone, suporte a impressão, edição de texto no formato Rich Text, acesso ao clipboard, menus de contexto acessados com o botão direito do mouse, exibição de HTML dentro de uma aplicação Silverlight e arrastar-e-soltar de arquivos locais diretamente para uma aplicação Silverlight. Agora também é possível compartilhar exatamente o mesmo assemblie .NET entre uma aplicação Silverlight 4.0 e uma aplicação .NET 4.0. Outra funcionalidade nova possível será executar uma aplicação Silverlight out-of-the-browser fora do contexto de segurança da sandbox, claro que desde que o usuário permita. E por fim, o Silverlight 4 terá suporte ao browser Chrome do Google. A versão final do Silverlight 4 está prevista para ser lançada em meados de 2010.

Abaixo, mais alguns links sobre como foi o segundo dia do PDC 09, segundo a visão de outros brasileiros presentes no evento:

Dia 2 do PDC 2009 – por Giovanni Bassi

pdc09: segundo dia do evento! – por Waldemir Cambiucci

 

 

 

Loading