O poder do Google

Já não é de hoje que o Google posssui a melhor e mais utilizada ferramenta de busca da Internet, quer seja por sua simplicidade ou por sua indiscutível qualidade. O fato é que o Google é muito mais que um simples sistema de buscas, oferecendo uma série de outros serviços (alguns em fase Beta): Froogle (sistema de buscas de produtos em lojas virtuais), Google News (sistema de buscas de notícias), Google Groups (grupos de discussão), tradução de textos entre várias línguas, blogs, Google Desktop (software que faz pesquisa em documentos do seu computador), barra de ferramentas para o browser, Picasa (software de busca e edição de imagens em seu computador), Gmail (primeiro sistema de e-mail gratuito a oferecer grande espaço de armazenamento), Orkut, etc. Já se fala até que o Google estaria desenvolvendo seu próprio browser para concorrer com o Internet Explorer e o Firefox.

Um outro serviço que me chamou atenção foi o Google Maps, que fornece mapas de localização. A novidade é que agora você pode ver o resultado através de fotos de satélite. Por exemplo, eu entrei no site, cliquei no link Satellite no canto superior direito da página e digitei "são bernardo do campo, br" no campo de busca. Como resultado veio uma imagem de satélite da cidade, onde pude dar zoom e achar minha casa, conforme imagem abaixo!



Já tem muita gente reclamando que o Google está tentando se tornar um tipo de Microsoft da Internet, no sentido de que sua onipresença poderia significar o monopólio de muitos serviços vitais para a Internet. A verdade é que o Google é uma empresa muito inovadora, pois explora nichos que outras empresas ou nunca exploraram ou o fizeram de forma tímida, e o seu ritmo de crescimento surpreende (e assusta).

Para saber mais sobre os novos serviços que o Google anda pesquisando, visite o Google Labs. Leia também duas matérias que foram publicadas na Folha de S. Paulo de hoje (somente para assinantes UOL): Google abre no país neste ano, diz fundador e Por dentro do Gooooooooooooooooogle.

Atualizado em 27/06:
Mais uma do Google. Vejam: Google confirma criação de sistema de pagamento

Ricardo Oneda.

Comments (4) -

  • shinji

    6/27/2005 6:49:22 AM | Reply

    Woooooooooooooooooooooooooooow! Sua casa ficou bem no mapa ein? Já podemos fazer uma festa aeee! eheheh eu não consegui encontrar minha cidade no mapa, Votuporanga. Mas até a vizinha menor, Fernandópolis tem Frown to no meio do mato mesmo! Pow ta muito interessante esse projeto, os outros também, aliás eu sou totalmente à favor do Google dominar o mercado, pois o que a empresa tem é competência, o que falta no mundo online... o problema é que vão aparecer organizações sem fins lucrativos querendo que o Google abra seu codigo para o mundo... ki tosquisse Tong Mandou muito bem!! Show! []'s

  • Juliano Nunes

    6/27/2005 7:05:08 AM | Reply

    Opa, deixa eu ver se tem a minha cidade hehehe... Não acho nada de mais o Google acabar se tornando uma Microsoft da internet, acho até bom...que outra empresa oferece e-mail com tanto espaço e grátis, mais um serviço de busca dos melhores, um sistema para busca de amigos e tudo mais (tirando o Orkut, que dá aqueles tilts no servidor, todos que já usei são de extrema qualidade)...por isso acho bom o Google estar se tornando esta empresa onipresente.

  • shinji

    6/27/2005 9:21:30 PM | Reply

    Eu particularmente gosto demais do MapPoint, o WebService dele então é fantástico. Porém as imagens de satélite são imbatíveis, nem o Terra Service bate www.terraservice.net Essa mapQuest que ele mostrou ae nao gostei nao... MapPoint na cabeça para os Mapas!!

Loading