O novo (e o mais novo ainda!) modelo de compilação do ASP.NET 2.0

Sem dúvida, uma das mudanças do ASP.NET 2.0 que mais causou impacto foi no modelo de compilação. Para aqueles acostumados com o modelo do ASP.NET 1.X e que estão confusos sobre o novo modelo, sugiro a leitura do artigo Codebehind and Compilation in ASP.NET 2.0, publicado na MSDN Magazine americana.

Aliás, esta alteração deve ter sido tão polêmica, que já estão planejando um novo modelo de projeto Web para o Visual Studio 2005 (e olha que ele acabou de ser lançado!). Neste novo modelo, o funcionamento será semelhante ao que tínhamos no ASP.NET 1.X/Visual Studio 2003, ou seja, ao compilarmos a aplicação, será gerada uma única DLL, entre outras "novidades". Este novo tipo de projeto será disponibilizado gratuitamente para download e será "incorporado" pelo Visual Studio 2005.

Se você está com dúvidas em relação a migração de aplicações ASP.NET 1.X para ASP.NET 2.0, sugiro a leitura dos seguintes artigos:

Step-By-Step Guide to Converting Web Projects from Visual Studio .NET 2002/2003 to Visual Studio 2005
Common Web Project Conversion Issues and Solutions
The Great Migration

Atualizado em 19/12
Já está disponível para download um preview do novo modelo de projeto Web para o Visual Studio 2005. Após instalá-lo, no momento de criar um novo projeto, você poderá escolher entre o template "ASP.NET Web Site" (o padrão do Visual Studio 2005) ou "ASP.NET Web Application" (o novo modelo que é parecido com o antigo do Visual Studio 2003). Este preview não é suportado pelo Visual Web Developer Express.

Ricardo Oneda

Comments (2) -

  • Daniel Quadros

    12/15/2005 8:10:09 PM | Reply

    Os artigos que você menciona assustam bastante... Além do modelo de compilação, o próprio arquivo de projeto mudou (mais exatamente, sumiu). Fico imaginando quando tempo é preciso para migrar uma aplicação real (planejamento, migração, testes, deployment, etc).

    É curioso que este tipo de ruptura não era comum no passado, normalmente atualizar de versão do Visual Studio envolvia a conversão automática do projeto (não contando a migração do Visual Basic para o Visual Fred Wink.

    Daniel Quadros

  • Ricardo Oneda

    12/15/2005 10:13:46 PM | Reply

    Daniel, realmente as mudanças foram profundas. Eu tive que ler e reler vários artigos para tentar entender tudo - e ainda assim tenho minhas dúvidas de que consegui Smile

    E para complicar ainda mais as coisas, houve mudanças entre a versão Beta 1 e a Beta 2/RTM, o que dificultava ainda mais a confiar no que se estava lendo.

Loading