O .NET Framework 3.5 vem aí

A próxima versão do .NET Framework será a 3.5, e será lançada juntamente com a próxima versão do Visutal Studio, chamado até agora de Orcas. Foi isso o que descobri lendo um post do blog do Scott Guthrie.

O Orcas será a primeira versão do Visual Studio independente do .NET Framework. Até hoje, o uso de uma versão do .NET Framework estava amarrado a uma versão do Visual Studio. Foi assim com o Visual Studio 2002 e o .NET Framework 1.0, foi assim com o Visual Studio 2003 e o .NET Framework 1.1 e é assim com o Visual Studio 2005 e o .NET Framework 2.0 (aqui também entra o .NET Framework 3.0, mas que na verdade é o .NET Framework 2.0 com anabolizantes). No Orcas, será possível escolher qual versão do .NET Framework queremos utilizar na aplicação: 2.0, 3.0 ou 3.5.

Outra melhoria irá acontecer no editor WYSIWYG de páginas web. Pelo que foi mostrado, agora sim teremos um editor HTML bem mais robusto e com suporte a design melhorado. O editor de páginas web do Visual Studio sempre foi um de seus pontos fracos. Isso tanto é verdade que muitos recorrem a ferramentas mais especializadas em design, como o DreamWeaver. O Visual Studio irá utizar o mesmo componente de design do Microsoft Expression Web Designer, e trará novidades como possibilidade de ver o código HTML e o design ao mesmo tempo (alterações em um automaticamente afetam o outro), melhor suporte à edição de CSS, entre outras.

No que se refere às tecnologias do lado cliente de uma aplicação web, vale destacar que o ASP.NET AJAX será um componente nativo do Orcas. Além disso, haverá melhor suporte à JavaScript, com melhorias no intellisense e debug.

No acesso a dados, a novidade é o LINQ. Se você não faz idéia do que seja, sugiro ler os artigos listados neste endereço.

Nas próximas semanas, está previsto o lançamento de uma versão CTP pública do Orcas, seguida de uma versão beta. O lançamento da versão final deve ocorrer até o final de 2007.

Comments (1) -

  • Fernando Silva

    3/26/2007 11:47:46 PM | Reply

    Fernando Silva said:
    É, realmente tenho esperanças neste lançamento, pois a do Visual Studio 2005 me descepcionou...

    O build e primeiro acesso as paginas em projetos grandes, são brutalmente lentas, inviavel para projetos do tipo ERP entre outros...

    Bom, isso eu testei somente na versão Professional, talvez haja soluções melhores...

Loading