Imagens amareladas no Windows Photo Gallery do Windows Vista

Outro dia percebi que as imagens abertas no Windows Photo Gallery, do Windows Vista, estavam aparecendo com uma tonalidade de amarelo, como no exemplo abaixo (clique na imagem para vê-la em tamanho maior):

 

Note que não somente a imagem aparece amarelada, mas também boa parte da janela do Windows Photo Gallery. Isso ocorria para qualquer arquivo de imagem. O mais estranho é que se aberta em algum outro programa, a imagem era apresentada com as cores corretas.

O problema estava no profile de cor utilizado pelo monitor. Para corrigir o problema, clique com o botão direito do mouse sobre o desktop > escolha Personalize > Display Settings > clique no botão Advanced Settings > vá à guia Color Management > clique em Color Management > na janela que se abre, selecione a opção Use my settings for this device > clique no botão Add > selecione o profile sRGB IEC61966-2.1 e clique Ok > selecione o profile que acabou de ser incluído e clique em Set as Default Profile. A tela deverá ficar parecida com a imagem abaixo:

 

Reinicialize o computador e tente visualizar alguma imagem no Windows Photo Gallery. Se tudo deu certo, a imagem será mostrada com suas cores corretas, conforme figura abaixo (clique na imagem para vê-la em tamanho maior):

 

Perceba a diferença em relação a imagem anterior. O problema parece ser causado por alguma atualização de driver feita pelo Windows Update, segundo infomações que li. Seguem alguns links utilizados como referência:

Comments (1) -

  • Odone Machado

    7/28/2008 5:42:03 AM | Reply

    Muito Obrigado pela dica, estava com este problema e consegui resolver com sua dica.

Loading