Ferramentas para captura de tela - Parte 2: Snipping Tool

Apesar da tecla Print Screen ser a técnica mais utilizada para captura de telas, ela é muito limitada, pois só captura a tela toda ou então a janela ativa. Além disso, seu uso não é lá muito intuitivo. O Windows Vista traz uma ferramenta que havia passado despercebida para mim até outro dia. Trata-se do Snipping Tool, que pode ser acessado no menu All Programs > Accessories > Snipping Tool, como mostrado abaixo, ou então digitando-se snipping na caixa de busca do Vista.

 

Quando ele é executado, vemos uma pequena janela. Clicando-se na seta do botão New, podemos escolher o formato da captura de tela:

 

Os formatos disponíveis são:

  • Free-form Snip: permite delimitar a área da tela a ser capturada de forma livre, ou seja, nós "recortamos" a área em qualquer formato. Veja um exemplo:

 

  • Rectangular Snip: a área da tela será capturada no formato retangular;
  • Window Snip: captura o conteúdo de uma janela;
  • Full-screen Snip: captura a tela inteira;

As duas últimas opções já eram possíveis com o Print Screen. Após a captura ser feita, é aberta uma outra janela, na qual podemos fazer edições simples, como destacar alguma parte da imagem, salvá-la ou então enviá-la por e-mail. Além disso, se clicarmos no botão Options, podemos fazer algumas configurações, como incluir uma borda na imagem capturada, entre outras.

O Snipping Tool pode ser considerado uma evolução do Print Screen, já que oferece algumas funcionalidades que antes não eram possíveis. É uma alternativa mais intuitiva e bem útil para quem não precisa de algo profissional. É o tipo de utilitário que faz você se questionar por que a Microsoft não havia feito isso nas versões anteriores do Windows.

Loading