Dica: Configurando o IIS para reconhecer aplicações ASP.NET

Quando o .NET Framework é instalado, são configurados mapeamentos entre as extensões de arquivos (.aspx, .ascx, etc) e o filtro ISAPI do ASP.NET para que o IIS - Internet Information Service, o servidor Web da Microsoft - execute corretamente este tipo de aplicação. Se no momento da instalação do .NET Framework o IIS não tiver sido instalado ou, se por algum motivo, o IIS tiver que ser reinstalado, esses mapeamentos não serão criados e ocorrerão problemas como mensagens de erro no momento da criação de uma nova aplicação ASP.NET no Visual Studio .NET ou a não visualização de controles (textbox, radio buttons, etc.) de páginas no browser.

Para resolver este problema, basta executar a ferramenta de linha de comando aspnet_regiis.exe, também conhecida como ASP.NET IIS Registration Tool. Abra uma janela de linha de comando, digite a linha abaixo e tecle ENTER:

"%windir%\Microsoft.NET\Framework\version\aspnet_regiis.exe" -i

onde:

  • %windir% é o diretório onde foi instalado o Windows;
  • version é o número da versão do .NET Framework instalado em seu computador;
  • -i é o argumento que indica à ferramenta que os mapeamentos para o IIS devem ser criados para a versão corrente do .NET Framework;

Para saber sobre as demais opções de parâmetros desta ferramenta, execute o seguinte comando:

"%windir%\Microsoft.NET\Framework\version\aspnet_regiis.exe" -?

Ricardo Oneda.

Comments (2) -

  • Dennes Torres

    2/28/2005 4:06:06 AM | Reply

    Se utilizar o command prompt do visual studio, no menu start, não é necessário especificar o caminho todo, aspnet_regiis estará no path.

    []'s Dennes

  • Marcus Garcia

    2/28/2005 4:17:17 AM | Reply

    Exatamente como o Dennes falou, pelo prompt do VS é mais facil o acesso. Apenas gostaria de acrescentar que o aspnet_regiis.exe tem outras opções, entre elas a desintalação tb.

    []´s 4 all

Loading