Desvendando o ASP.NET MVC Framework

O Linha de Código publicou um artigo que escrevi chamado "ASP.NET 3.5 Extensions: Desvendando o ASP.NET MVC Framework". Ao contrário do artigo anterior, no qual foram apresentados aspectos mais conceituais, pois na época o ASP.NET MVC Framework ainda não estava disponível publicamente, neste novo artigo a abordagem é prática.

É apresentado como funciona o mecanismo de mapeamento de URLs do MVC Framework (que não referencia mais páginas, mas sim, classes - os controllers), como implementar esses controllers e passar dados para as views, além de algumas alternativas para renderizá-las (inclusive, utilizando alguns extension methods do MVC Toolkit). Durante o artigo, é desenvolvido um exemplo simples de leitor de feeds RSS utilizando o ASP.NET MVC Framework. Esse leitor armazena os dados dos feeds em um arquivo XML (que é manipulado através de classes do model utilizando LINQ to XML) e consulta as últimas atualizações de maneira on-line. Você pode fazer o download do código-fonte do exemplo e analisar seu funcionamento.

Como o artigo foi escrito utilizando-se a versão CTP do ASP.NET MVC Framework, as informações apresentadas estão sujeitas a alterações até o lançamento da versão definitiva. Sugestões e críticas são sempre bem-vindas. Espero que gostem!

ExemploMvcApplication.zip (86,60 kb)

Loading