Certificação: vale a pena em 2005?

Com o lançamento da versão 2.0 do .NET Framework (codinome Whidbey) previsto para a metade deste ano, muitos devem estar se perguntando se vale a pena fazer os exames de certificação de desenvolvimento agora ou esperar mais um pouco.

Apesar da Microsoft ainda não ter se pronunciado como que a nova versão do .NET Framework será tratada em suas certificações MCAD e MCSD.NET, tudo leva a crer que serão desenvolvidas novas provas específicas para esta nova versão. Certo mesmo, como o Alfred escreveu em seu blog recentemente, é que as provas da Microsoft estão em processo de mudança para tentar barrar os "profissionais" que obtém a certificação sem saber nada e talvez as provas da nova versão do .NET já sejam neste novo estilo.

Além disso, como a versão final do .NET só será lançada provavelmente em julho, até que as novas provas sejam disponibilizadas e tenha-se tempo hábil para estudar esta nova tecnologia, somente seria possível fazer as provas lá pelo final do ano em uma estimativa bastante otimista (estou considerando uma pessoa normal, e não aqueles que já reviraram as versões Beta de cabo-a-rabo Tongue out ).

Assim, vejo duas possibilidades: se a pessoa está dependendo de uma ou duas provas para conseguir a certificação, o melhor é terminar o que já começou; agora, se a pessoa ainda nem iniciou os estudos, o ideal é aguardar e já fazer as novas provas, pois senão corre-se o risco de seu certificado ficar obsoleto muito rapidamente (se bem que o que faz o que determina a competência da pessoa não é um pedaço de papel).

Ricardo Oneda.

Comments (3) -

  • Rodrigo Vieira

    2/16/2005 10:44:47 AM | Reply

    Nao sei se concordo com a segunda colocacao: os certificados pra .Net 1.1 soh ficariam realmente obsoletos em torno de 2007, pois mesmo depois de lancadas as novas provas (o que em geral demora um pouco) a MS ainda dah 1 ano pro pessoal refazer os exames, isso sem contar que talvez a MS dê um prazo ainda maior no caso de .Net 1.x pois eles sabem que essa tecnologia ainda nem atingiu o pico em termos de adocão. Entao eu acho que entre ficar pensando "faco ou nao faco", ou ir la e fazer, o melhor sempre eh o segundo caso, ateh pq sempre tem algo novo vindo, eh disso que vive a MS. Mal vai sair a versao 2.0 e eles jah vao comecar a jogar arroz pra proxima versao, seja la o que for, e por aih vai.

  • Ricardo Oneda

    2/16/2005 11:03:25 PM | Reply

    Rodrigo, o que eu quis dizer não é que a Microsoft vai descontinuar os testes da versão 1.1, mas sim que, só o fato de existir provas de uma versão mais recente, vai fazer com que o mercado considere as certificações antigas como obsoletas, infelizmente.

  • dgroh

    5/17/2005 6:46:17 AM | Reply

    Não concordo amigo, terá validade sim até 2 anos após o lançamento do novo produto e querendo ou não toda certificação é válida, ninguém irá lhe desmerecer por ser um certificado no 2003 se a versão atual é 2005, mas teremos de nos atualizar, não terá jeito Wink

Loading