Nova versão do Fórum do MSDN Brasil

Apesar dos fóruns do MSDN Brasil terem sido atualizados recentemente, uma nova versão foi lançada no último final de semana. Dessa vez, as alterações foram mais sutis. O design foi levemente alterado, ficando visualmente mais bonito, além de mais leve para carregar. Agora, todos os atalhos relativos à sua participação ficam agrupados no lado direito das páginas, facilitando o acesso às informações.

As configurações de preferências para o fórum também ganharam alguns itens novos, juntamente com a página de perfil dos usuários. A lista de usuários que mais participam dos fóruns agora leva em conta a participação dos mesmos nos últimos 30 dias, além de serem exibidas as quantidades de respostas de cada usuário (na versão anterior, que entrou no ar no início de fevereiro, parecia que o ranking era formado de acordo com o histórico de participações desde o início de suas atividades).

A caixa de edição para resposta aparece acoplada à pergunta que está sendo respondida. Ficou melhor do que no modelo anterior, no qual o editor aparecia em um bloco "flutuante". Além disso, ao realizar alguma operação que exija comunicação com o servidor, há um indicador de processamento enquanto a requisição AJAX é executada. Anteriormente, não havia essa indicação e a pessoa poderia ficar em dúvida sobre o que estava acontecendo.

Uma característica que senti falta foi com relação a inclusão de blocos de código nas threads, que agora não permite mais numerar as linhas de código. Um ponto de melhoria que havia citado no lançamento da versão anterior foi o fato dos fóruns não estarem agrupados em assuntos. Isso havia sido corrigido  na versão anterior do fórum, logo após a publicação do post aqui no blog. Na nova versão, estão lá os principais assuntos, com seus respectivos fóruns, tudo agrupado, facilitando o uso.

Em linhas gerais, notei que houve melhorias, pois esses pequenos detalhes acabam fazendo a diferença. O que mais chamou atenção foi o fato da migração ter ocorrido ao mesmo tempo da migração dos fóruns do MSDN americano. Que isso se mantenha assim, pois antigamente meses se passavam até a versão tupiniquim ser atualizada para as versões mais novas. Parece que agora todos fazem parte da mesma plataforma, compartilhando assim as mesmas funcionalidades.

ASP.NET MVC Framework 1.0 e eBook grátis

Outro anúncio feito no MIX 2009 foi o lançamento da versão final do ASP.NET MVC Framework, após mais de um ano de versões CTPs, betas e Release Candidates (o download pode ser feito aqui). Eu já escrevi aqui sobre o MVC Framework algumas vezes, inclusive um artigo explicando em detalhes o seu funcionamento. Apesar de ser antigo e estar desatualizado - afinal, foi escrito com base na primeira versão pública do framework, os principais conceitos estão todos lá. Eu, particularmente, gosto bastante da abordagem do ASP.NET MVC. Minha principal crítica ao modelo web forms é que ele tenta abstrair (ou esconder) dos desenvolvedores muitos aspectos essenciais para o entendimento de uma aplicação web, tudo em nome de um possível ganho de produtividade. Pode funcionar muito bem para aplicações mais padronizadas e simples, mas a medida que se necessita de algo mais sofisticado, o nível de complexidade aumenta, fazendo com que se tenha que mergulhar em detalhes da plataforma que nem sempre são claros. Já no modelo MVC, é possível ter um controle maior sobre como as coisas funcionam, além de exigir um maior entendimento de como funciona uma aplicação web. 

Se você quiser se aprofundar no ASP.NET MVC Framework, além dos artigos que indiquei acima, também sugiro fazer o download gratuito do eBook escrito por Scott Guthrie. Na realidade, esse eBook é o primeiro capítulo do livro Professional ASP.NET MVC 1.0, que ainda vai ser lançado e, além de ScottGu, também tem como seus autores feras como Rob Conery, Scott Hanselman e Phil Haack. Considerando que o livro vai ter 400 páginas, e o primeiro capítulo, disponível gratuito, tem praticamente 200, metade você pode ler de graça!

Professional ASP.NET MVC Framework 1.0

Internet Explorer 8 lançado

 

Nesta semana, nos Estados Unidos, está acontecendo o evento MIX 2009, voltado para tecnologias Web da Microsoft. Aliás, as apresentações podem ser acompanhadas através do site http://live.visitmix.com/. Dentre a enxurrada de lançamentos que está ocorrendo, a versão final do Internet Explorer 8 foi anunciada e já está disponível para download.

Caso não saiba o que o IE 8 tem de novo, você pode assistir ao screencast que gravei ou então ler o post sobre a versão beta 2. Após instalar o IE 8, sugiro também que passe no site http://ieaddons.com/, no qual é possível encontrar vários add-ons, accelerators e web slices que estendem as funcionalidades do browser.