Novo Fórum do MSDN Brasil

Na semana que passou, foi lançada a versão 3.0 dos fóruns de discussão do MSDN Brasil (e também do TechNet Brasil). Essa versão já estava valendo nos fóruns americanos há alguns meses, mas só agora chegou ao Brasil. Com um visual mais moderno e agradável, o fórum ganhou ares de rede social, um conceito muito em voga com o advento da Web 2.0. Agora, os participantes do fórum podem indicar uma imagem ou uma foto como avatar para representá-los, além de uma breve descrição que faz parte do perfil de cada um.

Por falar em perfil, o mesmo centraliza todas as atividades do usuário, contendo dados de participação no fórum, contribuições no MSDN Wiki e lista de links que fazem parte do Social Bookmarking, uma espécie de favoritos do seu browser, só que compartilhado com a Internet, muito parecido com o Delicious, para quem conhece. Confesso que exploro muito pouco esta funcionalidade, que está disponível desde o ano passado, mas pretendo começar a trabalhar melhor com ela.

Sobre o fórum propriamente dito, gostei do que vi, mesmo pelos poucos dias que usei. As novidades que mais me agradaram são a possibilidade de visualizar o conteúdo de uma thread e respondê-la sem que se tenha que deixar a página principal do fórum, formatar e colorir eventuais exemplos de códigos (HTML, CSS, Javascript, C#, VB.NET, SQL, PHP, Delphi e até Python) e também classificar os posts com tags.

Existem alguns pontos que podem ser melhorados. Um deles, para mim o principal, é que os links para os fóruns dos vários assuntos ficam listados na página principal sem nenhum critério de agrupamento, nem mesmo por ordem alfabética. No fórum antigo, havia um critério que agrupava os vários fóruns por assunto e que permitia chegar ao destino de forma mais rápida. No fórum novo, temos que caçar o assunto na página, o que é meio confuso. Outro ponto é que nessa versão não estão mais disponíveis os emoticons, aquelas imagens que permitem expressar as emoções que se quer passar ao escrever algo. Claro que podemos utilizar os caracteres do teclado para formar os emoticons, mas acredito que o uso de imagens, como era no fórum anterior, é mais interessante, ainda mais quando se quer enfatizar tanto o aspecto social do fórum.

Sugiro que visitem o novo fórum do MSDN Brasil e vejam o que acha!