Novidades do SQL Server 2008

Interessado em saber o que há de novidade no SQL Server 2008? Você pode se inscrever gratuitamente nas três "clínicas" abaixo, oferecidas pelo Microsoft E-Learning:

  • What's New in Microsoft SQL Server 2008 for Enterprise Data Platform
  • What's New in Microsoft SQL Server 2008 for Business Intelligence
  • What's New in Microsoft SQL Server 2008 for Database Development

Desvendando o ASP.NET MVC Framework

O Linha de Código publicou um artigo que escrevi chamado "ASP.NET 3.5 Extensions: Desvendando o ASP.NET MVC Framework". Ao contrário do artigo anterior, no qual foram apresentados aspectos mais conceituais, pois na época o ASP.NET MVC Framework ainda não estava disponível publicamente, neste novo artigo a abordagem é prática.

É apresentado como funciona o mecanismo de mapeamento de URLs do MVC Framework (que não referencia mais páginas, mas sim, classes - os controllers), como implementar esses controllers e passar dados para as views, além de algumas alternativas para renderizá-las (inclusive, utilizando alguns extension methods do MVC Toolkit). Durante o artigo, é desenvolvido um exemplo simples de leitor de feeds RSS utilizando o ASP.NET MVC Framework. Esse leitor armazena os dados dos feeds em um arquivo XML (que é manipulado através de classes do model utilizando LINQ to XML) e consulta as últimas atualizações de maneira on-line. Você pode fazer o download do código-fonte do exemplo e analisar seu funcionamento.

Como o artigo foi escrito utilizando-se a versão CTP do ASP.NET MVC Framework, as informações apresentadas estão sujeitas a alterações até o lançamento da versão definitiva. Sugestões e críticas são sempre bem-vindas. Espero que gostem!

ExemploMvcApplication.zip (86,60 kb)

O último dia de Bill Gates na Microsoft

Você já deve saber que Bill Gates vai se aposentar no meio de 2008. Talvez, o que você não saiba é como será o último dia de trabalho dele na Microsoft. Domingo passado, durante seu keynote na CES 2008 - Consumer Electronics Show (a maior feira de produtos eletrônicos dos EUA), Bill Gates apresentou o vídeo abaixo, retratando esse dia.

 [youtube:HEWMC4usElM]

Achei o vídeo muito engraçado! Não consigo lembrar de outra pessoa com o status semelhante ao de Bill Gates que teria coragem de fazer um vídeo desse tipo e se expondo dessa maneira. Isso que é capacidade de rir de si mesmo! O keynote completo também está diponível para ser visto na Internet.