Blog novo, vida nova

Bem-vindos ao meu novo blog!

Se você está lendo este post, são grandes as chances de você já me conhecer do meu antigo blog no theSpoke. Para aqueles que não me conhecem, acho que vale a pena fazer uma breve apresentação.

Meu nome é Ricardo Oneda, sou MVP - Most Valuable Professional na categoria ASP/ASP.NET e também possuo o certificado MCAD - Microsoft Certified Application Developer, com ênfase em aplicações Web com C# e Banco de Dados SQL Server 2000. Minha formação acadêmica consiste do curso superior de Processamento de Dados da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) e do segundo grau técnico, também em Processamento de Dados, na Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo - SP. Atualmente, faço pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Costumo freqüentar bastante os fóruns de discussão do MSDN Brasil, local que indico por reunir pessoas com muito conhecimento nas mais variadas tecnologias Microsoft e sempre dispostas a ajudar. Trabalho como Analista de Sistemas, voltado para o desenvolvimento de aplicações web, mas também já trabalhei com aplicações desktop e na área de Segurança da Informação. Interesso-me por diversas áreas de TI, como por exemplo:

  • .NET e suas tecnologias - ASP.NET, C#, ADO.NET, Web Services, etc ;
  • Arquitetura e Engenharia de software;
  • Metodologias de desenvolvimento;
  • Infra-estrutura;
  • Segurança;
  • Mobilidade (celulares, SmartPhones, PDAs, etc);
  • Banco de Dados;
  • Software Livre;

Pretendo escrever sobre os vários assuntos que me interessam e dar dicas que possam ser úteis. O blog ainda não está completamente terminado (e nem sei se a idéia é terminá-lo algum dia Wink), então você perceberá alguma mudança de vez em quando. Espero que você goste! Fique à vontade para entrar em contato, dar suas sugestões do que gostaria de ver abordado aqui ou fazer suas críticas.

Ricardo Oneda.

Chegou a minha vez de deixar o theSpoke

Bem pessoal, o momento que adiei ao máximo chegou: a partir de agora, meu blog mudou de endereço. Foram muitos os problemas apresentados pelo theSpoke ultimamente que, aliados à falta de perspectiva de resolução dos mesmos e de implantação de melhorias, fizeram-me decidir pela mudança.

Problemas à parte, gostaria de deixar claro que tenho um carinho especial pelo theSpoke, afinal, foi aqui que iniciei meu primeiro blog. Para ser sincero, antes do theSpoke, não me interessava muito pela idéia de bloggar, e foi aqui que aprendi o quanto esta ferramenta pode ser poderosa. Também compartilhei muitas alegrias, como quando fui nomeado MVP. Além disso, fiz muitas amizades e conheci pessoas que admiro muito. Algumas conheci pessoalmente, outras só através da Internet. Por tudo isso é que vim resistindo à idéia de mudar, mas chegou um ponto que achei que o melhor a ser feito seria iniciar um novo blog. Assim, não encarem este post como uma despedida, afinal, na Internet, a distância entre um site e outro está a apenas um clique de distância. Além do mais, continuarei acompanhando os blogs aqui do theSpoke. Espero que vocês continuem visitando meu blog, agora no endereço http://oneda.mvps.org/blog/

Lá espero ter mais flexibilidade, já que não terei muitas das limitações que encontro aqui. Isso me permitirá utilizar novos recursos que, acredito, também contribuirão para a melhoria do conteúdo disponibilizado no blog. O novo endereço do meu feed RSS é http://feeds.feedburner.com/oneda 

Espero a visita de vocês.

Abraço a todos,

Ricardo Oneda.

Nome oficial do Atlas revelado

Acabou de ser revelado o nome oficial que o Atlas terá. Atlas é o codinome pelo qual é conhecida a implementação da Microsoft para técnicas AJAX. Serão vários nomes, de acordo com o módulo:

  • a biblioteca javascript que roda nos browsers será chamada de Microsoft AJAX Library;
  • a parte que roda no servidor será o ASP.NET 2.0 AJAX Extensions;
  • já o Atlas Control Toolkit foi batizado de ASP.NET AJAX Control Toolkit;

No anúncio, também foi descrito um Roadmap para o lançamento da versão 1.0 do Atlas, que será totalmente compatível com o Visual Studio 2005.

Ricardo Oneda.