O poder do Google

Já não é de hoje que o Google posssui a melhor e mais utilizada ferramenta de busca da Internet, quer seja por sua simplicidade ou por sua indiscutível qualidade. O fato é que o Google é muito mais que um simples sistema de buscas, oferecendo uma série de outros serviços (alguns em fase Beta): Froogle (sistema de buscas de produtos em lojas virtuais), Google News (sistema de buscas de notícias), Google Groups (grupos de discussão), tradução de textos entre várias línguas, blogs, Google Desktop (software que faz pesquisa em documentos do seu computador), barra de ferramentas para o browser, Picasa (software de busca e edição de imagens em seu computador), Gmail (primeiro sistema de e-mail gratuito a oferecer grande espaço de armazenamento), Orkut, etc. Já se fala até que o Google estaria desenvolvendo seu próprio browser para concorrer com o Internet Explorer e o Firefox.

Um outro serviço que me chamou atenção foi o Google Maps, que fornece mapas de localização. A novidade é que agora você pode ver o resultado através de fotos de satélite. Por exemplo, eu entrei no site, cliquei no link Satellite no canto superior direito da página e digitei "são bernardo do campo, br" no campo de busca. Como resultado veio uma imagem de satélite da cidade, onde pude dar zoom e achar minha casa, conforme imagem abaixo!



Já tem muita gente reclamando que o Google está tentando se tornar um tipo de Microsoft da Internet, no sentido de que sua onipresença poderia significar o monopólio de muitos serviços vitais para a Internet. A verdade é que o Google é uma empresa muito inovadora, pois explora nichos que outras empresas ou nunca exploraram ou o fizeram de forma tímida, e o seu ritmo de crescimento surpreende (e assusta).

Para saber mais sobre os novos serviços que o Google anda pesquisando, visite o Google Labs. Leia também duas matérias que foram publicadas na Folha de S. Paulo de hoje (somente para assinantes UOL): Google abre no país neste ano, diz fundador e Por dentro do Gooooooooooooooooogle.

Atualizado em 27/06:
Mais uma do Google. Vejam: Google confirma criação de sistema de pagamento

Ricardo Oneda.

Visual Studio 2005 Team System

Geralmente, quando leio algum artigo sobre o Visual Studio 2005 Team System vejo expressões como ferramentas integradas de ciclo de vida de software, redução da complexidade, facilidade de colaboração, etc. Não sei quanto a vocês, mas é o tipo de coisa que me faz pensar "Legal, palavras de efeito, mas e aí? Na prática, o que muda?". Ou seja, fala maravilhas da ferramenta sem explicar como obtemos isso. Se você também se sente assim, sugiro ler os artigos dos links abaixo.

Os dois primeiros dão uma visão detalhada de como a família de produtos Visual Studio 2005 será composta, explicando o papel de cada uma das versões (Express, Professional, Standard, Team Edtions, Team Suite e Team Foundation Server) e também como funcionará o licenciamento e o preço desses novos produtos.

O último link, por sua vez, faz uma apresentação do Team System e depois fornece uma série de links para artigos mais detalhados sobre como cada um dos envolvidos em uma equipe de desenvolvimento de software (arquitetos, desenvolvedores, testadores e gerentes de projetos) obtém os benefícios da ferramenta de modo prático.

A Hitchhiker’s Guide to Visual Studio 2005 Team System, Part I
A Hitchhiker’s Guide to Visual Studio 2005 Team System, Part II
Visual Studio 2005 Team System: Overview

Ricardo Oneda.