Rir para não chorar

Conforme prometi no meu último post, irei escrever sobre as palestras que ocorreram com o(s) palestrante(s) local(is) no VS 2005 Training Fest. Bem, posso dizer que a palestra foi um misto de bizarrice com decepção. Não estaria exagerando se dissesse que foi a pior palestra que já vi. Tudo isso por causa do nosso ilustre palestrante (cujo nome não irei citar).

Percebia-se claramente que ele não entendia nada do assunto (novidades do .NET 2.0) e, o pior, ele também não entendia nem do básico da versão 1.X. Para complicar ainda mais a situação, ele é MCP (!) e líder de uma célula acadêmica (!!). Fiquei imaginando o quanto de informações incorretas ele já não deve ter passado para as pessoas que têm contato com ele. Vejamos algumas das pérolas que ele disse e vejam se eu não tenho razão:

  • em um dos slides, era dito algo sobre AppDomain. O palestrante disse que o AppDomain é um componente para manipular informações de usuários da rede... será que ele pensou que tinha algo a ver com um domínio do Windows?
  • sobre Generics: ele mais confundiu que esclareceu. Falou tanta besteira que nem me lembro mais direito. Só lembro dele dizendo que os Generics já existiam nas versões anteriores do .NET mas não eram muito utilizados...
  • com relação ao ClickOnce foi hilário: explicando um dos slides ele disse que o ClickOnce (na verdade ele pronunciou errado e disse ClickOne) era o "um clique" e que os controles também suportavam duplo clique (!!!!). Depois, em outro slide que também citava o ClickOnce, ele já mudou de idéia e disse achar que tinha a ver com o NetMeeting (não me perguntem de onde ele tirou isso);
  • a última que eu me lembro é dele dizendo que o tipo de dados XML do DataSet também já existia em versões anteriores do .NET Framework. Bom, isso também não é verdade, pois só no .NET 2.0 poderemos ter uma coluna em um DataTable do tipo XML. Inclusive, também poderemos ter uma coluna do tipo XML no SQL Server 2005;

Eu não quero deixar a imagem de arrogante e nem de dono da verdade, mas o que me deixou mais assustado e indignado não foi o fato dele não saber quase nada (afinal, ninguém sabe tudo) mas sim o fato dele ser um profissional certificado e líder de uma célula acadêmica e falar tantas abobrinhas. Se a pessoa não sabe, não deve se prontificar a dar uma palestra sobre o assunto. Quando fiquei sabendo que ele também daria a segunda parte da palestra, resolvi ir embora, pois não estava a fim de perder meu tempo.

Ricardo Oneda.

VS 2005 Training Fest e novidades do MSDN Brasil

Acabei de voltar do Visual Studio 2005 Training Fest, no qual o Leonardo Tolomelli, Gerente do Programa de Desenvolvedores da Microsoft Brasil, apresentou as novas características do Visual Studio 2005 e do .NET Framework 2.0, além das novidades do MSDN Brasil. Entre as novidades do site, estão os famigerados Newsgroups (que substituíram os fóruns), a autenticação pelo Passport (como no theSpoke) e o novo programa Desenvolvedor 5 Estrelas 2005.

Sobre os newsgroups, apesar de já ter sido muito discutido por aqui no theSpoke, também gostaria de dar minha opinião. Acredito que esta mudança tem pontos positivos e negativos. Vamos a eles:

  • Pontos positivos:
    • a estabilidade está bem melhor que a dos fóruns;
    • o sistema de busca funciona;
    • o sistema de aviso de respostas também parece funcionar;
    • sistema de classificação de posts muito interessante;
  • Pontos negativos:
    • acho que a interface para quem acessa os newsgroups pela web é pior que a dos fóruns;
    • os posts demoram pelo menos 5 minutos para aparecerem;
    • os posts respondidos não "sobem" na lista, como acontecia no fórum;
    • não há uma maneira fácil de saber se determinado post já foi lido ou não por você antes;

Para resumir, acho que ficou um pouco confuso, mas acredito que seja questão de costume. De qualquer maneira, acho que ficaria melhor se fosse implantado um esquema de fóruns como o do MSDN Americano.

Com relação ao programa Desenvolvedor 5 Estrelas 2005, quem foi ao evento recebeu um CD com o material do treinamento, mas quem não pode ir pode fazer o download do material diretamente do site. A provas também já estão disponíveis. Como não poderia ser diferente, esta nova versão dá ênfase ao .NET Framework 2.0. O CD também contém vários artigos sobre o .NET 2.0 e o Visual Web Developer 2005 Express Edition, utilizado como base para as provas da 2a estrela.

Após a palestra do Leonardo, aconteceram mais duas com palestrantes locais, e pelo que pude perceber, o material utilizado nestas palestras era o mesmo do CD. Mas sobre isso vou escrever em outro post, vocês vão entender porquê...

Ricardo Oneda.

Tenha acesso a livros online da MSPress de graça!

Aqueles que instalaram alguma versão Beta 2 do Visual Studio 2005 (inclusive Express), podem ganhar acesso a livros online da Microsoft Press. Para isto, basta registrar o produto através do menu Help -> Register Product...

Após a confirmação do registro, em alguns dias será enviado um e-mail com as instruções e o código necessário para acessar os livros no Microsoft E-Learning. Os livros disponíveis para quem registra o Visual Studio 2005 Beta 2 Team Suite são:

  • Introducing Microsoft® Visual Basic® 2005 for Developers by Campbell, Swigart, Horrocks, Hatchard, Bernhardt, O'Brien, Rugless
  • Introducing ASP.NET 2.0 by Dino Esposito
  • Writing Secure Code, 2nd Edition by Michael Howard and David LeBlanc

Obs: não é possível fazer o download dos livros e eles ficam disponíveis para consulta online pelo período de um ano após o primeiro acesso.

Boa leitura,

Ricardo Oneda.

Fórum do MSDN Americano

Como o Alfred escreveu em seu blog, novidades estão chegando no site do MSDN Brasil. Já que não custa nada sonhar, bem que o fórum poderia ficar parecido com o do MSDN Gringo, que foi "inaugurado" a pouco tempo e ainda está em fase Beta.

Pelo que vi, ficou bem estruturado e com recursos interessantes, como o de marcar uma resposta como sendo útil ou não, possibilidade de destacar o código de um texto, um sistema de busca que parece funcionar, entre outras coisas.

Ricardo Oneda.

Data de expiração dos Betas do Visual Studio 2005

Para quem não sabe, as versões Beta do Visual Studio 2005 possuem data de validade. A do Beta 1 é o próximo dia 1º de Julho. Já a data de expiração do Beta 2 é um pouco mais longe: dia 1º de Maio de 2006. Só nos resta esperar que a Microsoft não adie novamente o lançamento da versão final para o ano que vem Tongue out

Ricardo Oneda.